SOLDIERS SPEC OPS | BLOG

Mais Artigos... Blog  

Projeto Mil Dot

  1. Você conhece a sua arma? Sabe o alcance efetivo dela?
  2. Uso da luneta;
  3. Estimar distância através dos mil dot / fórmula cálculo distância usando os mil dots; (TA / Qte dot x  Zoom) Ex: 14 cm /3,5 *4= 14 metros
  4. Treino prático;
  5. Comentários.

1.0- Você conhece a sua arma e sabe o alcance efetivo do tiro?

Existem variedades de armas e modelos para todos os gostos e bolsos, mas o importante de tudo é você escolher uma arma que lhe atenda no campo de batalha e isso as vezes não é uma tarefa fácil.

Lembra quando você iniciou no Airsoft? Quais foram as suas dúvidas e perguntas em relação ao esporte. Vou responder por mim, assisti vários vídeos, pesquisei em sites, perguntei para colegas e cheguei a uma conclusão, vou comprar uma arma que meu dinheiro pode e depois de conhecer o esporte vou aprimorando a arma e fui descobrindo que a arma em questão que eu havia comprado uma Cyma CM 518 longa, atendia os meus objetivos, ou seja, alcance longo.

Então a gente vai descobrindo que dentro do esporte existem várias modalidades de jogadores (Assault, DMR, Sniper) e que você deve se identificar com a modalidade e tipo de arma que adquiriu isso não quer dizer que você com uma DMR não possar vir a ser um Assalt, diferente de um Assault virar um Sniper não pelo operador e sim pelo equipamento, alcance do tiro.

 

Agora em relação a sua arma, você sabe me dizer qual a distância de tiro efetivo?

A pergunta é pertinente, porque vemos nos campos vários operadores entregando o seu esconderijo  pelo simples fato de ficar disparando no oponente e o tiro nem sequer chega perto, então se você tem uma noção de distância e conhece o alcance da sua arma, você com certeza vai continuar vivo no jogo e vai economizar munição.

Por este motivo resolvi criar este resumo apelidado de “Projeto Mil Dot” e poder trazer uma referência para todos nós operadores (as) de Airsoft e para isso conto com a ajuda de cada um de vocês para poder melhorar este conteúdo.

 2.0- Uso da luneta

Nossa vou comprar uma luneta e colocar no meu rifle, fica muito bonita na arma, quem já pensou assim?

Sim, acredito que todos nós já pensamos assim, mas quando você compra uma luneta você começa a descobrir que não é só para ver o coleguinha do time adversário mais de perto e sim que você quer acertar o alvo e para isso precisamos entender a nossa amiga “Luneta”.

A maioria das Lunetas vem da china e não sei precisar se de fato elas estão bem reguladas, mas vamos descobrir isso nos nossos treinos e também quando vamos para o estande de tiro para mirar e regular a luneta. Essa pode não ser uma tarefa das mais fáceis e para isso precisamos seguir uma metodologia:

  • Primeiramente fixe bem a sua luneta na arma;
  • Em seguida apoie a arma e um local estável e não regule a luneta somente apoiando
  • nas mãos, porque a mira vai ficar instável.
  • Coloque o alvo a uma distancia de pelo menos  10 metros;
  • Faça a mira no centro do alvo e dê o primeiro tiro e veja no alvo onde acertou;

Fonte: https://donatosonline.files.wordpress.com/2014/08/luneta.jpg

 No caso se o tiro saiu mais para baixo / acima ou mais para a direita / esquerda, devemos utilizar as regulagens que existem nas lunetas geralmente são duas:

A) Na torre vertical se regula a altura para cima ou para baixo;

B) Na torre horizontal se regula a direção direita ou esquerda.

Fonte: Google imagens regulagem luneta

Após os passos acima e depois de alguns minutos ajustando a mira da luneta, você com certeza irá acertar o centro do alvo, outro ponto importante é lembrar que as lunetas estão alguns centímetros acima do trilho ou cano da arma e você deverá fazer a compensação do tiro para deixar a mira alinhada com o centro do alvo.

3.0- Estimar distância através do Mil Dot

Outro fator  importante que fui descobrindo com o tempo é o uso do Mil Dot para estimar a distância do alvo. Mas como fazer essa mágica? Vamos lá, primeiro devemos ter a noção do tamanho do alvo, por exemplo uma pomba mede em média 14 cm de altura. Já sabendo do tamanho do alvo aproximado o passo seguinte e fazer a mira partindo do pé do alvo e ver quantos Mil Dot preenche a pomba do pé até a cabeça.

 

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=0A9RPQIjV8s

 

De posse das informações, aplica-se a fórmula do cálculo:

Tam. Alvo / Qte dots X Zoom da luneta

No nosso exemplo temos:   14 cm / 3,5 x 4 = 14 metros.

Obs: No link  acima temos outros exemplos mais detalhados.

4.0- Treino prático

Bom, espero ter contribuído com os Guerreiros e Guerreiras para mais este conhecimento que julgo necessário em nosso esporte e agora vamos para o treino pratico e ver de se fato funciona tudo o que foi descrito acima.

Não sou conhecedor de tudo e fui pesquisando as fontes conforme o link e a partir daí fui descrevendo com as minhas palavras o conteúdo.

Bom Treino

Soci | Sd SSO 1ª Cl

Manual de sobrevivência

Editado para uso de civis e militares

Baseado no manual das Forças Armadas dos Estados Unidos (80s), este manual tem orientação para os procedimentos mais comuns que uma pessoa pode enfrentar na selva e em situações de perigo de vida.

O manual abrange desde a psicologia da sobrevivência, até primeiros socorros, princípios de sobrevivência em vários ambientes, animais peçonhentos e outros assuntos pertinentes. Também contém instruções para construção de abrigos, marcha, alimentos e água. A orientação com o uso de instrumentos ou sem instrumentos também é explicada, provendo conhecimentos para o deslocamento em regiões desconhecidas.

Como fazer fogo, onde obter água potável, como fazer armadilhas para caçar animais para a alimentação, quais as plantas que são comestíveis, quais os maiores perigos que poderão ser enfrentados – é uma das seções que são abordadas.

No que tange ao tipo de ambiente, são abordados a sobrevivência nos trópicos, em desertos, em climas frios, no mar e nas costas de zonas alagadas, e também em condições invulgares, como ataque nuclear ou desastres naturais como enchentes, incêndios, etc.

Diversos tipos de cobras venenosas e os cuidados que devem ser tomados para evitar as picadas destes peçonhentos também fazem parte deste manual.

Todas as informações são de responsabilidade do autor, cujo objetivo é promover a segurança dos elementos das forças armadas.

O presente manual e parte do material complementar ao “Manual da Infantaria SSO” e “Manual de Suboficiais” do SSO.

Versão Original

Versão Portugues

Operadores Online

Unable to display online user data at this time.

Busca

Número Acessos

  • Articles View Hits 96056